sábado, 24 de setembro de 2011

Jantes



A Jante é um elemento fundamental num automóvel. É através da jante que passa o movimento vindo das transmissões para os pneus. Ao mesmo tempo as jantes suportam o peso do veículo, somado ao dos passageiros e carga. Para além disso, são constantemente solicitadas a esforço adicional devido às irregularidades do piso e às transferências de massa da carroçaria.

Na construção das jantes são utilizados materiais de elevada resistência, como ferro fundido, e nas jantes de liga leve, alumínio e magnésio. Embora construídas com materiais de elevada rigidez, é necessário ter alguns cuidados com as jantes durante a condução. Evitar passar em buracos e embates em passeios, podem prevenir que estas fiquem empenadas. Uma jante empenada pode levar ao desalinhamento da direcção, ao desgaste desigual dos pneus, ao aumento do consumo do veículo e a algum desconforto durante a condução ou mesmo a vibração do volante.

Porque trocar as jantes?

A troca de jantes é uma das alterações mais habituais feitas pelos adeptos do tuning. Algumas das razões para se trocar de jantes são:

Quer melhorar o comportamento e as performances do carro.
As jantes de origem estão danificadas.
Melhorar a estética do carro.
Trocar para jantes de melhor qualidade.
Dar um aspecto único ao seu carro.
Mudar para um pneu de melhores performances e com melhor preço.


A escolha de outras jantes para o seu automóvel, não deve ser feita ao acaso. Um dos factores que vai pesar na balança é o preço. Mas se puder mudar o diâmetro da jante, e consequentemente comprar novos pneus, o seu carro vai melhorar bastante tanto a nível estético como em comportamento. Se o seu carro usa 185/60 R14 com jantes 6.5x14'', trocando as jantes por umas 7x15'' e os pneus por 195/50 R15 vai poder montar uns pneus desportivos a um preço mais acessível e o carro depois vai parecer outro, quando chegar às curvas vai dar por bem empregue o seu dinheiro. Hoje em dia ha uma grande variedade de marcas de jantes, com design, peso e diâmetros dos mais variados. Os acabamentos também têm vindo a diversificar-se, dando várias hipoteses de escolha. Para o ajudar na escolha das jantes descrevem-se de seguida alguns aspectos a ter em conta e que podem condicionar essa escolha ou limitar a montagem no seu carro.
Jantes de liga leve

Como benefício, as jantes de liga leve são mais leves, o que permite diminuir o peso das massas não suspensas e baixar o centro de gravidade do veículo. As jantes de liga leve usadas nos automóveis são compostas por cerca de 80% de alumínio e os restantes 20% são compostos por metais tais como cobre ou o magnésio. As jantes de liga leve proporcionam uma redução de peso considerável comparativamente às de aço e uma rigidez maior. Na competição usam-se muitas vezes jantes em magnésio ou titânio que chegam a ser 50% mais leves, só que estas têm um preço muito maior. Por outro lado, as jantes em liga leve têm um aspecto muito mais agradável e realçam as linhas do automóvel. A redução do peso tem influência no comportamento do carro. As acelerações, as travagens e o comportamento em curva melhoram com a redução dos pesos não suportados pela suspensão. Quanto menor for esse peso melhor será o comportamento e as performances do carro. Outra das vantagens das jantes em liga leve é que melhoram o arrefecimento dos travões pois os metais de que são feitas são bons condutores do calor e assim proporcionam uma transferênca de calor superior. Desta forma os travões não ficam tão sujeitos à perda de eficácia devido ao calor excessivo. O desenho das jantes também pode ser optimizado para favorecer o arrefecimento dos travões. Hoje em há também uma tendência para ter em consideração o peso da jante. Existem modelos que comparativamente a outros na mesma medida, chegam a pesar metade. O peso é um factor preponderante nas prestações do carro.

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