sábado, 24 de setembro de 2011

Bancos de potência


A potência é uma das características de um motor que é usada para medir as performances dos carros. A medida usada para caracterizar a potência é cavalo-vapor (cv). Esta medida surgiu na altura das máquinas a vapor para comparar a força que desenvolviam face aos cavalos.

O Banco de Potência ou Dinamómetro é um dispositivo que mede a potência produzida por um motor. Esta potência é obtida através das medições do binário e da rotação do motor. No tuning de motores, a aumentar a performance dos motores é importante e aferir o resultado das alterações ou optimizações efectuadas, nem sempre pode ser percebido em estrada. Aqui os bancos de potência tem um papel fundamental, pois permitem verificar ao longo de todo o regime de rotação, o resultado obtido com essas alterações.

Os bancos de potência têm associado um software que permite o desenho de um gráfico que representa a potência máxima em cada um dos regimes, o binário e a potência de perdas. Medindo a potência e binário do carro no estado original e depois de modificado, podemos verificar as diferenças e analisar em que regimes se ganharam mais potência.

O Banco de Potência serve também para verificarmos se um motor está ainda dentro dos parâmetros indicados pela fábrica. Assim temos a possibilidade de detectar alguma anomalia e podemos ter uma melhor ideia do estado geral do motor. Alguns bancos de potência, graças ao seu potente software permitem também efectuar simulações variadas de utilização como subidas, descidas, recuperações e muito mais.

Normalmente a potência é medida nas rodas. Existem bancos de potência que medem a potência do motor, mas este processo não é pratico e teria custos elevados para o utilizador normal, pois o motor teria que ser removido e medido e depois voltado a colocar no lugar. Assim, medindo a potência às rodas e as perdas de potência que se dá entre o motor e as rodas, pode obter-se a potência ao motor. É normal que se perca entre 20 a 30% de potência nos vários intervenientes entre o motor e a estrada.


Há diversos tipos de bancos de potência. Alguns accionam um travão eléctrico que simula a resistência que o carro tem que vencer na estrada, garantindo uma medida mais precisa. Outros, ao contrário utilizam a inércia dos rolos para o cálculo da potência.

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